Crimes do tipo cresceram quase 50% em 2024; maioria das ações é praticada por menores de idade
Em Franca, os proprietários de carros e motos demonstram preocupação com o aumento dos casos de furtos e roubos de veículos. Segundo a polícia, a maioria dos crimes é cometida por menores de idade.
Uma moradora, grávida de cinco meses, Franca, teve seu carro furtado no mês passado enquanto estava estacionado em frente a uma igreja na cidade. O crime foi registrado por câmeras de segurança, que mostraram o ladrão arrombando a porta, empurrando o veículo para dar no tranco e fugindo com ele.
“Como você está fazendo no dia a dia atrásra sem o carro? Aplicativo, Franca, a gente fica à mercê do aplicativo. É difícil?”
Leia também
Resposta: “Muito, Franca, muito complicado. Ainda mais por causa da gestação, a gente toma moto, mas não tem como. Ficando dando de moto, é perigoso.”
“Nós estávamos na igreja. É um local que a gente acha que nunca vai acontecer nada. Então, está complicado.”
Dados sobre furtos e roubos em Franca
Os casos de furto e roubo de veículos aumentaram quase 50% em 2024 na cidade. Foram registrados 483 furtos no ano passado, contra 335 em 2023, um aumento de 44%. Já os roubos passaram de 90 em 2023 para 109 em 2024, um crescimento de 21%.
Por outro lado, o número de veículos recuperados também cresceu, passando de 233 em 2023 para 339 em 2024.
Recuperação de veículos e prejuízos: Fernando Henrique Duprado teve sua moto recuperada, mas relata os danos sofridos:
“Ela estava faltando muitas peças, sem bateria, sem farol, sem placa. A parte traseira da moto foi toda retirada pelos menores que estavam empinando. Só as peças para consertar já custam R$ 1.900.”
Atuação policial e desafios: O capitão da Polícia Militar Wagner Marcondes Cangerana explicou que houve aumento nos atos infracionais cometidos por menores. No entanto, apenas 28% dos cerca de 90 casos resultaram na apreensão dos menores, o que gera uma sensação de impunidade.
“A maioria dos crimes é praticada por menores de idade, dificultando a ação de combate.”
“É recomendável o uso de dispositivos de segurança, como corta combustível ou trava de volante, para dificultar o furto.”
“Registrar boletim de ocorrência é importante para mapear as regiões mais perigosas e direcionar o trabalho policial.”
A Secretaria de Segurança Pública do Estado informou que realiza operações em desmanches e lojas de venda de peças para identificar receptadores.
Informações adicionais
Os dados apresentados referem-se ao aumento dos furtos e roubos de veículos em Franca em 2024, com destaque para a participação de menores de idade na prática desses crimes e as ações policiais para combater o problema.



