CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Franca passa a testar para Covid-19 todos pacientes que tiverem sintomas respiratórios

Antes só eram avaliados os pacientes que apresentavam quadros gripais mais graves
teste Covid-19 sintomas respiratórios
Antes só eram avaliados os pacientes que apresentavam quadros gripais mais graves

Antes só eram avaliados os pacientes que apresentavam quadros gripais mais graves

Franca amplia testagem para Covid-19

Mudança no protocolo

A Secretaria Municipal de Saúde de Franca anunciou uma mudança significativa no protocolo de testagem para Covid-19. A partir de hoje, qualquer paciente que apresentar sintomas respiratórios, independentemente da gravidade, terá acesso ao exame.

Aumento na testagem

Com a alteração, a prefeitura espera testar mais de 80% da população que busca atendimento na cidade, cerca de 240 pessoas por dia. Segundo Luiz Carlos Vergara Pereira, coordenador de políticas públicas de Franca, a mudança se deve à baixa utilização dos testes recebidos do governo federal (apenas 300 dos 7 mil disponíveis foram usados até o momento, devido à restrição de indicação médica). Agora, a estratégia é ampliar a testagem para obter mais informações e combater a pandemia de forma mais eficaz.

Centralização dos exames

Os testes estão sendo realizados no Pronto-Socorro Municipal Álvaro Azzuz. Pacientes atendidos em outras unidades de saúde serão encaminhados para o Álvaro Azzuz para a realização do exame, seguindo o protocolo sanitário do município que concentra os exames em um único local. Apesar da rede de atendimento incluir o Pronto-Socorro Infantil e duas UPAs, todo paciente com síndrome respiratória atendido fora do Álvaro Azzuz deve ser encaminhado para lá, mediante indicação médica. Franca registra atualmente 635 casos confirmados de Covid-19 e 15 mortes.

A ampliação da testagem representa um passo importante no combate à pandemia em Franca, permitindo um monitoramento mais preciso da situação e um atendimento mais eficiente aos pacientes.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.