Antes só eram avaliados os pacientes que apresentavam quadros gripais mais graves
Franca amplia testagem para Covid-19
Mudança no protocolo
A Secretaria Municipal de Saúde de Franca anunciou uma mudança significativa no protocolo de testagem para Covid-19. A partir de hoje, qualquer paciente que apresentar sintomas respiratórios, independentemente da gravidade, terá acesso ao exame.
Aumento na testagem
Com a alteração, a prefeitura espera testar mais de 80% da população que busca atendimento na cidade, cerca de 240 pessoas por dia. Segundo Luiz Carlos Vergara Pereira, coordenador de políticas públicas de Franca, a mudança se deve à baixa utilização dos testes recebidos do governo federal (apenas 300 dos 7 mil disponíveis foram usados até o momento, devido à restrição de indicação médica). Agora, a estratégia é ampliar a testagem para obter mais informações e combater a pandemia de forma mais eficaz.
Leia também
Centralização dos exames
Os testes estão sendo realizados no Pronto-Socorro Municipal Álvaro Azzuz. Pacientes atendidos em outras unidades de saúde serão encaminhados para o Álvaro Azzuz para a realização do exame, seguindo o protocolo sanitário do município que concentra os exames em um único local. Apesar da rede de atendimento incluir o Pronto-Socorro Infantil e duas UPAs, todo paciente com síndrome respiratória atendido fora do Álvaro Azzuz deve ser encaminhado para lá, mediante indicação médica. Franca registra atualmente 635 casos confirmados de Covid-19 e 15 mortes.
A ampliação da testagem representa um passo importante no combate à pandemia em Franca, permitindo um monitoramento mais preciso da situação e um atendimento mais eficiente aos pacientes.



