CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Franca registra 13% de crescimento na produção de café

Economista da ACIF comenta o cenário que é promissor para a região de Ribeirão Preto; confira!
produção de café
Economista da ACIF comenta o cenário que é promissor para a região de Ribeirão Preto; confira!

Economista da ACIF comenta o cenário que é promissor para a região de Ribeirão Preto; confira!

Franca, município referência na produção de café na região, registrou um crescimento de 13% no setor cafeeiro entre 2020 e 2025, passando de 680 para 762 empresas, segundo dados do Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca.

Crescimento e Novos Consumidores

O economista Rodrigo Souza, do Instituto de Economia, atribui esse aumento a diversos fatores. Além da mudança de hábitos de consumo, com o café atraindo novos consumidores, principalmente jovens, a pandemia também teve influência, criando um cenário de incertezas que, paradoxalmente, impulsionou o setor.

Impacto do Preço e Adaptação do Consumidor

Apesar do aumento no preço do café nos últimos seis meses, devido a fatores climáticos e ao aumento do consumo em países asiáticos, o hábito de consumo da bebida não foi significativamente alterado. As famílias brasileiras encontraram alternativas, como a substituição de marcas por opções mais acessíveis, a compra de embalagens menores e a priorização do consumo de café em detrimento de outros itens no orçamento doméstico.

Cafeterias e o Barista: Novos Rumos

O crescimento do número de cafeterias, oferecendo experiências mais gourmet, contribuiu para o aumento do consumo, principalmente entre o público mais jovem. Essa tendência impulsionou também a profissão de barista, criando novas oportunidades de trabalho e renda na cidade. O segmento de cafés especiais, com foco na qualidade e na qualificação do produtor, também se destaca, representando um nicho importante dentro do mercado.

O estudo indica que o crescimento do setor cafeeiro em Franca foi impulsionado principalmente pelas médias e grandes empresas. O cultivo de café concentra o maior número de empresas, enquanto o comércio atacadista, por lidar com grandes volumes, apresenta menor quantidade de empresas. Embora não tenha sido possível quantificar o crescimento específico do número de cafeterias devido à sua inclusão em um grupo maior de estabelecimentos, observa-se um aumento significativo na cidade.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.