Já em estado de epidemia, a cidade registra 91 pessoas com o diagnóstico da doença confirmado
Franca enfrenta uma epidemia de dengue com mais de 1800 casos suspeitos, número nove vezes maior que o registrado em 2018. A prefeitura confirmou 91 casos, e a situação é considerada alarmante.
Aumento de Casos e Sintomas Graves
A enfermeira Fernanda Cintra contraiu dengue pela terceira vez, relatando sintomas mais graves que em 2017, como fortes dores de cabeça, febre alta e dores musculares. A cidade registra cerca de 80 pessoas com suspeita de dengue diariamente procurando atendimento médico.
Medidas da Prefeitura
Para atender à demanda, a prefeitura montou salas exclusivas de hidratação em 21 unidades de saúde, priorizando o atendimento rápido e confortável aos pacientes. O secretário municipal de saúde, José Corrado Neto, destaca a prevenção como a melhor estratégia, incentivando a população a eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Leia também
Mobilização e Mutirão
O Tribunal de Contas do Estado solicitou esclarecimentos aos municípios sobre as políticas públicas e investimentos para combater a epidemia. Um mutirão de limpeza está programado para o sábado, com a participação da EPTV, embora a chuva prevista não impeça a necessidade de ações diárias de prevenção. A circulação do vírus da dengue tipo 2 agrava a situação, causando sintomas mais intensos em quem já teve a doença anteriormente, aumentando o risco de dengue hemorrágica. A região registra mortes por dengue hemorrágica, reforçando a urgência da mobilização e prevenção contínua.


