CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Franca registra primeiro caso de gripe H1N1 desde 2009

Secretário de Saúde Rosana Moscardini falou à CBN Ribeirão
Franca registra primeiro caso de gripe
Secretário de Saúde Rosana Moscardini falou à CBN Ribeirão

Secretário de Saúde Rosana Moscardini falou à CBN Ribeirão

A Secretaria de Saúde de Franca confirmou nesta terça-feira o primeiro caso de gripe H1N1 registrado na cidade desde 2009. Em coletiva de imprensa, Franca registra primeiro caso de gripe, a secretária Rosana Moscardini informou que a vítima é um jovem de 24 anos com problemas cardíacos, que chegou a ser internado, mas já tem previsão de alta.

“Nós tivemos até o momento 8 casos, onde 6 foram negativados, 1 a gente teve a confirmação como positivo, que é um jovem de 24 anos cardiopata, que foi internado, mas que especificamente hoje ele tem alta, já teve uma melhora, já vai ter alta em casa, e nós temos um outro caso que entrou atrásra, um senhor de 48 anos, que está sendo averiguado, está sendo feito a investigação de suspeita de H1N1.”

Segundo a secretária, dos oito casos suspeitos, cinco são de Franca e três da região (Miguelópolis, Garça e Ibitinga), que também tiveram suspeitas da doença, mas foram negativados.

Para evitar novas contaminações, Franca tem realizado campanhas de conscientização da população. Rosana Moscardini destacou que houve resistência da população em adotar medidas preventivas, como higiene adequada e vacinação, devido à ausência de casos recentes.

“Eu acho que houve uma resistência, porque nada mais é do que questões de higiene, de alimentação saudável, de hábitos saudáveis, onde você tem que ter toda uma orientação com a vacinação, com lavar a mão, e as pessoas acabam, e como não tiveram casos, as pessoas acabam ficando abaixando a guarda. Então, atrásra a gente está retomando isso, incentivando, voltando a fazer toda essa conscientização com a população de hábitos saudáveis, de beber muita água, de lavar a mão, e uma capacitação intensiva junto aos profissionais da saúde, para que seja feito diagnóstico logo no início da doença, aqui nas primeiras 48 horas, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde para que já entre em medicação indicada para o tratamento da doença.”

Casos confirmados e suspeitos: Até o momento, há um caso confirmado de H1N1 e outro em investigação na cidade de Franca.

Região afetada: Além de Franca, suspeitas foram registradas em Miguelópolis, Garça e Ibitinga, mas os casos foram descartados.

Medidas preventivas: Campanhas de conscientização sobre higiene, vacinação e hábitos saudáveis estão sendo intensificadas para conter a disseminação da doença.

Atendimento e diagnóstico: Profissionais de saúde recebem capacitação para diagnóstico precoce, seguindo protocolos do Ministério da Saúde, com início de tratamento nas primeiras 48 horas.

Entenda melhor

A gripe H1N1 é uma infecção respiratória causada pelo vírus influenza A, que pode causar sintomas graves em pessoas com comorbidades, como problemas cardíacos. A vacinação e medidas de higiene são essenciais para prevenção.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.