CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Franca se aproxima de um colapso nas UTIs para pacientes com Covid-19 no SUS

Dos 30 leitos disponíveis, 29 estão ocupados; Prefeitura determinou a abertura de mais unidades no PS Álvaro Azzuz
colapso UTIs Covid-19
Dos 30 leitos disponíveis, 29 estão ocupados; Prefeitura determinou a abertura de mais unidades no PS Álvaro Azzuz

Dos 30 leitos disponíveis, 29 estão ocupados; Prefeitura determinou a abertura de mais unidades no PS Álvaro Azzuz

Franca enfrenta grave crise de leitos de UTI lotados

Leitos de UTI lotados em Franca

Os leitos de terapia intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) em Franca estão com ocupação máxima. De acordo com o boletim epidemiológico de ontem, 29 dos 30 leitos disponíveis estavam em uso. Em resposta à situação crítica, o prefeito Alexandre Ferreira determinou a abertura de novos leitos no pronto-socorro Álvaro Azusz, equipados com respiradores e monitores, e novas equipes foram treinadas para atender a demanda, até que vagas sejam liberadas nos hospitais.

Regressão para Fase Laranja e medidas da prefeitura

Ontem à tarde, o governo de São Paulo regrediu a região de Franca para a fase laranja do Plano São Paulo, devido ao alto índice de ocupação dos leitos de UTI. A prefeitura discorda da decisão e o prefeito afirmou em entrevista à Rádio CBN que discutirá a possibilidade de retornar à fase amarela neste fim de semana. Além disso, a prefeitura iniciou a construção de uma nova ala no pronto-socorro para isolar pacientes com suspeita de COVID-19.

Situação preocupante na rede particular

A situação na rede privada de saúde também é preocupante. Segundo o assessor médico do Hospital São Joaquim, Marco Benedetti, após o Ano Novo, o hospital recebeu uma média diária de 300 pacientes com sintomas suspeitos de COVID-19, um número equivalente ao balanço mensal do mês anterior. Ele destaca o aumento da procura por jovens com sintomas gripais na primeira semana de janeiro, seguidos por idosos na semana seguinte, sugerindo que os jovens podem ter transmitido a doença para familiares. Franca apresenta um índice de transmissão de 2,40, indicando que cada pessoa infectada transmite o vírus para, em média, mais duas pessoas.

A situação em Franca demonstra a necessidade urgente de medidas para conter o avanço da pandemia e garantir o acesso à assistência médica para todos os pacientes que necessitam de cuidados intensivos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.