Aumento no número de entregadores preocupa especialistas. Em Ribeirão, acidentes cresceram 80% em relação ao ano passado
Aumento de acidentes de moto preocupa cidades da região
Mortes em Franca e Ribeirão Preto
O número de acidentes de trânsito com vítimas fatais envolvendo motociclistas cresceu significativamente em Franca e Ribeirão Preto. Em Franca, 19 motociclistas perderam a vida de janeiro até o momento, cinco a mais que no mesmo período do ano passado. Em Ribeirão Preto, o aumento foi de 80% nos nove primeiros meses do ano, somando 9 mortes.
Imprudência no trânsito
De acordo com o comandante do pelotão de trânsito de Franca, o aumento de acidentes está relacionado à imprudência, principalmente o excesso de velocidade. A mudança de comportamento após a pandemia, com o crescimento do número de entregadores por aplicativo, contribuiu para o problema. Muitos desses profissionais, por falta de experiência e pressão por entregas rápidas, cometem infrações como uso de celular ao dirigir e excesso de velocidade, aumentando os riscos de acidentes graves.
Leia também
Consequências para a saúde e economia
Além das mortes, os acidentes de moto causam um grande impacto na saúde pública. A unidade de traumas do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto recebe cerca de 150 acidentados por mês, muitos deles com sequelas permanentes como amputações e lesões medulares. Isso gera um custo econômico significativo para o sistema de saúde e para a sociedade, uma vez que essas vítimas frequentemente deixam de ser economicamente ativas.
A combinação do aumento do número de motos nas ruas com a imprudência de alguns condutores resulta em um cenário preocupante. A conscientização sobre a segurança no trânsito e a adoção de práticas mais responsáveis são fundamentais para reduzir o número de acidentes e salvar vidas.



