Dados da Acif mostram que no total o envio do produto rendeu US$ 285 milhões, contra US$ 36 milhões de importações
Franca registrou um saldo positivo de 248 milhões de dólares nas exportações em 2024, Franca tem destaque nas exportações de, segundo levantamento do Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca. As exportações totalizaram 285 milhões de dólares, enquanto as importações somaram 36 milhões, conforme dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Exportações de café impulsionam crescimento
O principal destaque foi o crescimento de 48% nas exportações de café em relação a 2023, impulsionado pela escassez da produção global e pela valorização do dólar frente ao real. O economista Rodrigo Souza explicou que a desvalorização do real, que caiu 27% no ano passado, contribuiu para esse resultado.
Setor de calçados apresenta queda: Em contrapartida, as exportações de calçados, outro setor importante na economia de Franca, caíram 17%, devido à concorrência com países asiáticos. Juntos, café e calçados representam 76% das exportações da cidade.
Leia também
Importações e perspectivas para o agronegócio: Entre as importações, os principais produtos adquiridos foram adubos, fertilizantes e máquinas e equipamentos mecânicos. A expectativa é de melhora na produção das lavouras, com aumento do consumo principalmente nos países asiáticos, o que deve manter os preços elevados até o início da colheita de 2025.
Informações adicionais
Os dados analisados são referentes ao ano de 2024 e foram obtidos por meio de levantamento realizado pelo Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca, com informações oficiais da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.