Saúde realizou, no último sábado (27), um mutirão de imunização para tentar atrair a população; jovens são os mais faltosos
Em Franca, cerca de 40 mil pessoas não completaram o esquema vacinal contra a Covid-19, um número significativo que preocupa as autoridades de saúde, mesmo com os indicadores da pandemia sob controle.
Campanha de Vacinação em Franca
Para reduzir essa diferença, a Secretaria da Saúde de Franca promoveu mutirões de vacinação, buscando facilitar o acesso da população aos imunizantes. As doses estão disponíveis em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e até em pontos estratégicos nos bairros e no centro da cidade.
Público-alvo e desafios
A faixa etária com maior índice de faltosos é a de 18 a 24 anos. Um dos desafios enfrentados pela campanha é a antecipação do prazo entre as doses de algumas vacinas, como Pfizer e AstraZeneca. Muitas pessoas ainda se baseiam na data original informada no cartão de vacinação, sem procurar atualizar seu esquema vacinal.
Leia também
Situação atual e recomendações
Apesar do cenário de controle, a Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação completa para a proteção individual e coletiva. A vacina já demonstrou eficácia e segurança, e completar o ciclo vacinal é crucial para manter a imunidade contra o vírus, especialmente com o surgimento de novas variantes. A população é orientada a procurar os postos de vacinação sem agendamento prévio, levando apenas o cartão de vacinação e um documento com foto. A Secretaria garante que as informações sobre as vacinas aplicadas são registradas e atualizadas nos sistemas oficiais, como o ConecteSUS.



