Expectativa do poder público é que até 100 operações sejam realizadas por dia
Franca realiza mutirão de cirurgias de catarata
Atendimento em massa
A Secretaria Municipal de Saúde de Franca iniciou um mutirão de cirurgias de catarata no Hospital Regional. Mais de mil pacientes previamente selecionados e que passaram por uma triagem e reunião pré-operatória serão atendidos. Os pacientes receberam informações sobre cuidados pré e pós-operatórios e terão acompanhamento especial após as cirurgias.
Investimentos e estrutura
O secretário municipal de Saúde, José Conrado Dias Neto, afirmou que os pacientes cadastrados estão sendo contatados e orientados sobre os procedimentos. A meta é operar cerca de 100 pacientes por dia até o final de novembro. A prefeitura investiu R$ 1,77 milhão em recursos próprios para a realização do mutirão. Duas empresas estão envolvidas: uma operando no Hospital Regional e outra, a partir do dia 18, em uma carreta instalada na Secretaria Municipal de Saúde.
Leia também
- MP aponta problemas humanos e operacionais em cirurgias de cataratas e ajuíza ação de R$ 3 milhões
- Pacientes que perderam a visão após mutirão de cirurgias continuam avaliação no HC nesta quarta (12)
- Mutirão reconhecimento de paternidade: Mutirão “Meu Pai Tem Nome” busca ajudar no reconhecimento da paternidade
Priorizando a lista de espera
Segundo a prefeitura, este mutirão visa atender pacientes da lista de espera, todos previamente avisados. A expectativa é de aproximadamente 100 cirurgias diárias, totalizando cerca de 1.400 pessoas atendidas. O mutirão representa um esforço significativo para reduzir a demanda reprimida por cirurgias de catarata no município.



