Medida ocorre por causa do aumento nos atendimentos na rede pública desde o fim de dezembro, foram mais de 45 mil no período
Franca enfrenta aumento significativo de casos de Covid-19 e gripe
Expansão da Rede de Atendimento
Para lidar com o aumento expressivo de casos de Covid-19 e síndromes gripais em Franca, a prefeitura anunciou a abertura de três novas unidades básicas de saúde exclusivas para atendimento de pacientes com sintomas respiratórios. As unidades Jardim Luisa, Santa Clara e Brasilândia funcionarão das 7h às 17h, com monitoramento dos pacientes via e-mail e aplicativos de mensagens. Essa medida se soma ao Pronto Socorro Álvaro Azus, exclusivo para casos respiratórios desde 4 de janeiro.
Aumento de Casos e Impacto na Rede Pública
De acordo com a prefeitura, mais de 45 mil pessoas foram atendidas na rede pública de saúde desde o fim de dezembro. A média móvel de casos de Covid-19 subiu de 18 em dezembro para 202 até a última quarta-feira, com mais de 1.400 casos registrados em uma semana e 4 mortes. Uma tenda foi instalada no estacionamento do Pronto Socorro Álvaro Azus para testes rápidos após as consultas. A ocupação de leitos de UTI também aumentou.
Leia também
Medidas e Cenário Atual
Apesar do aumento substancial de casos, a prefeitura garante que não haverá novas restrições. Uma reunião entre o prefeito Alexandre Ferreira, o secretário da saúde, e outras autoridades discute a regulação de pacientes para hospitais de Franca e região. A situação é acompanhada de perto, e novas informações serão divulgadas em breve. A realidade da Covid-19 e da gripe também afeta outras regiões, como Ribeirão Preto, onde a situação está sendo monitorada.



