Matheus Moreno (MDB), Lincoln Fernandes (PDT) e Jean Corauci (PSB), devem compor a presidência; ouça o ‘De Olho na Política’
A Câmara Municipal de Ribeirão Preto definiu sua mesa diretora para o ano que vem em eleição realizada em novembro. A disputa interna gerou debates acalorados nos bastidores, com negociações em grupos de WhatsApp e conversas informais.
Nova Mesa Diretora
Franco Ferro (PRTB) assumirá a presidência da Câmara. Matheus Moreno (MDB) será o primeiro vice-presidente, e Lincoln Fernandes (PDT) ocupará o cargo de primeiro secretário. Jean Corauci (PSB) foi eleito segundo secretário. O cargo de segundo vice-presidente permanece vago, aguardando definição.
Acordos e Desacordos
O vereador Renato Coloto, que esperava assumir a presidência, ficou de fora da mesa diretora. Há informações de que ele possa assumir a Comissão de Constituição e Justiça, dependendo de negociações com outros grupos. A disputa pela presidência da comissão, considerada o segundo posto mais importante da Câmara, também foi acirrada, com o atual líder do governo, Isaac Antunes, mantendo influência na composição.
Leia também
Bastidores Políticos
Informações extraoficiais apontam que ex-vereadores teriam interferido na formação da mesa diretora, possivelmente devido a propostas de mudanças estruturais na Câmara que desagradaram alguns setores. A eleição ocorreu em sessão transmitida pela TV Câmara, YouTube e Facebook, com votação aberta e cargo a cargo. Apesar da expectativa de aclamação, a dinâmica política sempre permite mudanças de última hora. A nova mesa diretora assume suas funções em 1º de janeiro.