CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fraudes em contratações de empresas somam R$ 2 milhões em Guaíra

Promotores recolheram documentos, computadores e celulares na Prefeitura de Guaíra, nesta quarta (9). Entenda o esquema!
Fraudes em contratações
Promotores recolheram documentos, computadores e celulares na Prefeitura de Guaíra, nesta quarta (9). Entenda o esquema!

Promotores recolheram documentos, computadores e celulares na Prefeitura de Guaíra, nesta quarta (9). Entenda o esquema!

Operação Golpe Baixo em Guaíra: Prefeito e Vice-Prefeito Investigados

Uma operação desencadeada pelo Ministério Público na manhã desta quarta-feira, 27 de setembro de 2023, investiga desvio de dinheiro público na cidade de Guaíra. A ação, denominada “Operação Golpe Baixo”, mira o prefeito José Eduardo Coscrato (PSDB) e o vice-prefeito Renato César Moreira (Cidadania), ambos afastados de seus cargos pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

Mandados e Prisões

Oito mandados de busca e apreensão e dez mandados de prisão foram cumpridos por dezenas de policiais militares em Guaíra desde as 6h da manhã. Vinte e cinco pessoas são investigadas pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público. As buscas ocorreram na sede da prefeitura, na casa do prefeito e em outros locais, com o objetivo de apreender documentos, computadores, celulares e outros materiais que possam auxiliar na investigação.

Desvio de Verba e Contratações Fraudulentas

Segundo informações preliminares, a investigação aponta para desvio de verba pública por meio de contratações fraudulentas em empresas ligadas ao prefeito e ao vice-prefeito. As irregularidades incluem contratos superfaturados, principalmente em contratos com uma empresa que ministrava aulas de judô, e envolvem as secretarias de Esporte, Educação e Cultura. O valor total dos contratos investigados soma R$ 2 milhões. Informações indicam que o prefeito não se encontrava na cidade no momento da operação, tendo viajado para São Paulo na véspera.

Todos os dez mandados de prisão foram cumpridos, e os presos foram encaminhados para Franca. A operação segue em andamento com o cumprimento de mais mandados de busca e apreensão, na tentativa de obter mais informações sobre o esquema de desvio de dinheiro. O promotor de justiça deve conceder uma entrevista em breve para detalhar os resultados da operação.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.