Região de Ribeirão Preto amanheceu com tempo nublado e chuva em alguns pontos; alerta para alagamento existe, apesar de baixo
Na manhã desta quarta-feira, Frente fria traz umidade e altera, a cidade de Ribeirão Preto já registra chuva fraca em diversos bairros, conforme previsto pela meteorologia. A nova frente fria que avança pelo Sudeste do Brasil deve manter as condições para chuvas intensas em todo o estado de São Paulo até pelo menos as 14h de amanhã, segundo o Clima Tempo.
Alerta do Inmet para o interior paulista
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial válido até amanhã, podendo ser prorrogado conforme as condições climáticas. O comunicado indica possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm por hora, com acumulados de até 50 mm por dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h.
Riscos associados e áreas afetadas: Apesar do risco baixo de cortes de energia elétrica, o Inmet e a Defesa Civil alertam para possibilidade de queda de galhos e árvores, alagamentos e descargas elétricas. As regiões de Campinas, Prescaba, Ribeirão Preto e Araraquara estão incluídas no alerta de perigo potencial.
Fenômeno dos rios voadores e previsão para os próximos dias: A frente fria deve permanecer estacionária na costa do Sudeste, canalizando umidade proveniente do norte do Brasil, fenômeno conhecido como rios voadores, que são grandes fluxos aéreos de água originados na Amazônia. Esse sistema deve manter condições para chuvas contínuas e volumosas no interior paulista, com possibilidade de temporais acompanhados de ventos fortes, raios e granizo.
Informações adicionais
Motoristas e pedestres são orientados a se prepararem para as condições adversas, especialmente durante o período da manhã, quando a chuva pode agravar o trânsito e aumentar os riscos nas vias.



