CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Frio aumenta a importância da doação de agasalhos

Repórter Rodrigo Prioli traz a história de um morador de rua que passou a noite sem agasalhos
doação de agasalhos
Repórter Rodrigo Prioli traz a história de um morador de rua que passou a noite sem agasalhos

Repórter Rodrigo Prioli traz a história de um morador de rua que passou a noite sem agasalhos

Uma manhã fria em Ribeirão Preto, com temperaturas de 14 graus, expôs a desigualdade social da cidade. Enquanto alguns se agasalhavam para ir trabalhar, um morador de rua, Antônio Coênica Elias, de 54 anos, enfrentava o frio sem abrigo.

Solidariedade em Tempos de Frio

A reportagem da CBN Ribeirão encontrou Antônio, natural de Boa Esperança (MG), que passou a madrugada na rua sem nenhum agasalho. Ele relatou a dificuldade em conseguir ajuda, afirmando que a solidariedade tem sido escassa. Antônio, que trabalhou por três anos e possui 28 anos de carteira assinada, tornou-se morador de rua após perder o emprego e seus documentos, impossibilitando seu retorno para Minas Gerais. Sua principal habilidade profissional é como lavador de roças.

Ação da Assistência Social

Após o contato da reportagem com a assistência social, o secretário Carlos César Barbosa prontamente enviou uma equipe para auxiliar Antônio. O secretário explicou que a prefeitura possui um serviço de abordagem de rua, em conjunto com a Guarda Municipal, que encaminha pessoas em situação de vulnerabilidade para o Serviço de Abordagem e Integração Social (SAIS). O SAIS oferece abrigo, alimentação e agasalhos até que seja possível o retorno à cidade natal.

Desafios e Responsabilidades

O sociólogo Vlamir Souza analisou a situação, relacionando a falta de solidariedade com a crise econômica do país. Embora reconheça a importância da doação de agasalhos, ele destaca a responsabilidade do poder público em fornecer assistência aos moradores de rua através de serviços sociais. A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio do SAIS, se comprometeu a auxiliar Antônio em seu retorno para Boa Esperança, onde uma irmã deve acolhê-lo. O caso de Antônio destaca a urgência em se combater a questão social no Brasil, com a necessidade de fortalecer os serviços de assistência social e promover a solidariedade entre os cidadãos.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.