Expectativa da Acirp e do Sincovarp é que comércio tenha bom movimento nesta quinta-feira, dia de ‘Corpus Christi’
Feriados prolongados frequentemente dividem opiniões. Enquanto muitos aproveitam para viajar e relaxar, o comércio varejista nem sempre compartilha do mesmo entusiasmo, especialmente com tantos feriados no calendário brasileiro. Este ano, já tivemos quatro feriados em apenas cinco meses.
O Frio como Aliado do Comércio
Paulo César García Lopes, presidente do Cincovarp, o sindicato do comércio varejista de Ribeirão Preto, demonstra otimismo em relação ao feriado de Corpus Christi. Ele acredita que a queda nas temperaturas pode impulsionar as vendas, especialmente no setor de confecções. A expectativa é que as lojas que optarem por abrir no feriado do dia 26 de maio (abertura opcional) registrem um bom volume de vendas, aproveitando o clima frio que chegou para ficar.
Recuperação em Meio à Crise
O comércio varejista vem enfrentando um período de recessão, com 16 meses de queda nas vendas. O setor de roupas foi um dos mais afetados, seguido por livrarias, cine-foto e eletrodomésticos. Diante desse cenário, muitos lojistas ponderam sobre a viabilidade de abrir as portas durante os feriados, optando por horários reduzidos ou até mesmo fechando. No entanto, para aqueles que estão de folga, a data pode ser uma oportunidade para renovar o guarda-roupa ou antecipar as compras para o Dia dos Namorados.
Leia também
Dia dos Namorados à Vista
Apesar de poucas vitrines estarem decoradas com temas românticos, o presidente do Cincovarp garante que os lojistas já estão se preparando para as vendas do Dia dos Namorados. A expectativa é que o feriado de Corpus Christi seja uma oportunidade para os consumidores pesquisarem preços e realizarem boas compras, aproveitando possíveis liquidações de final de mês. Antônio Carlos Maçoneto, presidente da Acip, concorda que o movimento pode ser menor do que em dias normais, mas ainda interessante para os lojistas.
Em resumo, o feriado oferece a oportunidade para aqueles que não viajam de aproveitar o comércio aberto. O comércio varejista de Ribeirão Preto terá horário especial: no feriado, das 8h às 17h (abertura facultativa); na sexta-feira, das 8h às 18h; e no sábado, das 9h às 17h.



