Ouça o ‘CBN Saúde e Bem-Estar’
Após as festas de fim de ano, muitas pessoas sentem-se desanimadas com o aumento de peso e buscam maneiras de retornar ao equilíbrio. Para entender melhor como lidar com esse ganho de peso e retomar hábitos saudáveis, conversamos com o nutricionista Gabriel Sanz.
Ganho de peso no fim de ano: o que acontece?
Segundo Gabriel, o aumento de peso no final do ano é comum devido ao maior consumo de carboidratos. O carboidrato, ao ser armazenado como glicogênio nos músculos, retém água, podendo levar a um aumento de até 4 quilos, que muitas vezes é confundido com ganho de gordura. Ele explica que esse inchaço é temporário e pode ser revertido com algumas mudanças de hábitos.
Como voltar aos trilhos?
Para retomar o equilíbrio, Gabriel recomenda o retorno gradual à rotina, incluindo a prática regular de exercícios físicos e o aumento da ingestão de líquidos, especialmente água (de 30 a 50ml por quilo de peso). Aumentar o consumo de fibras também é importante. Ele destaca a importância de evitar dietas radicais e jejum intermitente, pois essas práticas podem ser prejudiciais à saúde e levar ao abandono do plano alimentar. O ideal é buscar um nutricionista para criar um plano alimentar personalizado, que leve em consideração as preferências e necessidades individuais.
Leia também
A importância da atividade física e da dieta equilibrada
A atividade física contribui para a eliminação de líquidos retidos e melhora a circulação sanguínea. O nutricionista ressalta a importância de escolher uma atividade física prazerosa e sustentável a longo prazo. Ele finaliza dizendo que o peso não é definido apenas pelas festas de fim de ano, mas pelos hábitos alimentares e de atividade física mantidos durante todo o ano. Uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios são fundamentais para a saúde e o bem-estar, a longo prazo.