Ação faz parte do ‘Dia Mundial Sem Tabaco’, que foi comemorado nesta terça-feira
Em celebração ao Dia Mundial Sem Tabaco, voluntários do Hospital Estadual de Ribeirão Preto montaram um ambulatório no centro da cidade, oferecendo atendimento e avaliação gratuitos para fumantes. A ação, que começou às 9h da manhã, contou com médicos e enfermeiros realizando exames para diagnosticar problemas relacionados ao tabagismo e fornecer orientações para quem deseja abandonar o vício.
Diagnóstico e Conscientização
O médico em clínica geral, Clésio Soares, destacou que o objetivo da campanha é informar e realizar exames na população de Ribeirão Preto. “Estamos fazendo alguns exames para medir o monóxido de carbono no sangue e também espirometria para avaliar a capacidade pulmonar. É uma campanha de divulgação contra o tabaco”, explicou.
Impacto nos Fumantes
Muitas pessoas interessadas em largar o cigarro aproveitaram a oportunidade para realizar os testes no calçadão da General Osório com a Álvares Cabral. Antônio da Silva, um encanador de 54 anos, fumante há quase 40, descobriu durante o exame uma perda na capacidade pulmonar que não havia percebido. Após receber o resultado, Antônio decidiu retomar a luta contra o cigarro, motivado pelo incentivo e pela conscientização adquirida.
Leia também
Superando o Vício
Elizabeth de Assis, uma dona de casa de 56 anos, compartilhou sua experiência de ter deixado o vício há mais de 20 anos, após quase morrer em decorrência do cigarro. “Se eu tivesse fumado por mais uns dois anos, eu teria morrido. Tive dois infartos e um AVC por causa do cigarro”, relatou. Ela enfatizou a importância da vontade de parar e da busca por um especialista para avaliar as condições de saúde e iniciar um tratamento adequado.
A iniciativa reforça a importância da conscientização e do acesso a informações e exames para auxiliar fumantes a abandonarem o cigarro e melhorarem sua qualidade de vida.


