CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Funcionários comissionados de Ribeirão são suspensos

Ouça as informações com Monize Zampieri
Funcionários comissionados Ribeirão
Ouça as informações com Monize Zampieri

Ouça as informações com Monize Zampieri

A crise no governo da prefeita Darci Vera, em Ribeirão Preto, ganha novos contornos com o embate entre servidores de carreira e comissionados no Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (DAERP). A pressão da categoria e do sindicato dos servidores municipais resultou na suspensão de oito funcionários comissionados da unidade da Rua Pernambuco, conforme anunciado pelo superintendente interino do DAERP, Marco Antônio dos Santos.

Suspensão e Paralisação

A suspensão dos comissionados, válida até a próxima terça-feira, ocorreu após uma paralisação dos servidores de carreira na manhã de quinta-feira. Os servidores só retornaram ao trabalho após a confirmação da suspensão por Marco Antônio, que também ocupa o cargo de secretário de administração. Relatos indicam que os comissionados foram retirados do departamento em meio a protestos, marcados por gritos e vaias, sem registro de agressões físicas.

Reivindicações dos Servidores

Os servidores de carreira justificam a mobilização como uma ação para moralizar o DAERP, buscando eliminar o que consideram “cabides de emprego” e reduzir os gastos com a folha de pagamento. O objetivo é retirar Ribeirão Preto da margem do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Divergência nos Números e Próximos Passos

Apesar do anúncio de medidas para reduzir os gastos com pessoal, incluindo a proibição de novas contratações e a redução de 20% dos gastos com comissionados e funções gratificadas, persiste uma divergência quanto ao número de comissionados no DAERP. Enquanto a prefeitura alega que são apenas oito, o sindicato dos servidores afirma que são mais de cinquenta. Uma nova paralisação está agendada para esta sexta-feira, com o sindicato buscando mobilizar servidores de outros setores da prefeitura para reforçar a demanda pela saída dos comissionados.

O episódio demonstra a complexidade da situação e a necessidade de um diálogo transparente para encontrar soluções que atendam aos interesses da administração pública e dos servidores.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.