CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Funcionários do HC Ribeirão entram em greve nesta segunda

Pacientes da região que não sabiam da paralisação, que reivindica reajuste, voltaram pra casa sem atendimento
Greve HC Ribeirão
Pacientes da região que não sabiam da paralisação, que reivindica reajuste, voltaram pra casa sem atendimento

Pacientes da região que não sabiam da paralisação, que reivindica reajuste, voltaram pra casa sem atendimento

O primeiro dia de greve dos funcionários do Hospital das Clínicas (HC) resultou em transtornos significativos para os pacientes, com relatos de exames e consultas canceladas. O sindicato da categoria estima que a adesão à paralisação atingiu 70%.

Reivindicações da Categoria

De acordo com Edson Carlos Fidelino, diretor regional do Sindi-Saúde, os trabalhadores reivindicam um reajuste de 35% no prêmio incentivo, além da correção salarial com base na inflação, que, segundo ele, não é atualizada há 15 anos. “Esperávamos que a superintendência do HC se sensibilizasse com a luta dos trabalhadores”, declarou Fidelino, criticando a oferta de R$30 de reajuste após tantos anos.

Impacto nos Atendimentos

Em decorrência da greve, o atendimento no HC está restrito a casos de urgência e emergência, tratamentos de alta complexidade (como câncer e hemodiálise), pacientes com necessidades especiais e crianças até 16 anos. Exames, consultas e cirurgias eletivas foram suspensos, afetando pacientes como a aposentada Iracema de Mota, que perdeu um exame agendado após viajar de longe.

Reação e Perspectivas

A paralisação ocorreu mesmo após uma liminar do ministro Astolfo, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar a continuidade dos serviços, sob pena de multa diária por trabalhador. Fidelino afirma que a categoria busca negociação, criticando a postura da administração do hospital, que, segundo ele, optou por judicializar a questão. O sindicato alega que, além das questões salariais, busca melhores condições de trabalho e um atendimento mais adequado à população, que enfrenta dificuldades de acesso ao HC, falta de medicamentos e materiais básicos. A assessoria de imprensa do Hospital das Clínicas confirmou a greve, mas não detalhou os cancelamentos de atendimentos e serviços.

A situação permanece incerta, com pacientes aguardando o desfecho das negociações e a normalização dos serviços no Hospital das Clínicas.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.