Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Rodrigo Prioli
As urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições deste ano em Ribeirão Preto passaram pelo processo de lacração no último final de semana. O procedimento, essencial para garantir a segurança e a transparência do pleito, foi acompanhado por autoridades e representantes de partidos.
A Importância da Lacração
Maria Alexandra Kimim, chefe da Zona 265, explicou a importância da lacração das urnas. Segundo ela, o processo consiste em inserir os dados dos eleitores e dos candidatos nas urnas, além de realizar testes para prepará-las para o dia da eleição. Após a inserção dos dados, as urnas são lacradas com lacres rubricados pelo juiz eleitoral.
Preparativos Finais e Garantia de Votação Limpa
As urnas lacradas são armazenadas até a véspera da eleição. Na véspera, é realizada uma última verificação da data e hora para garantir que não haja divergências. Em seguida, as urnas são encaminhadas aos locais de votação, acompanhadas por policiamento. Maria Alexandra também ressaltou que a votação só será iniciada após a emissão da zerésima, um boletim que comprova que não há votos registrados na urna antes das 8 da manhã.
Leia também
Acompanhamento do Ministério Público
O promotor Sebastião Sérgio da Silveira acompanhou a cerimônia pública de lacração para garantir a segurança do processo eleitoral eletrônico. Ele destacou que a presença do Ministério Público endossa o procedimento e que a eleição tende a ser tranquila, com a principal preocupação sendo coibir a boca de urna no dia 5 de outubro. O promotor ressaltou que manifestações individuais de eleitores são permitidas, mas a campanha ostensiva para induzir eleitores é proibida.
A votação ocorrerá no próximo domingo, das 8h às 17h. Para votar, o eleitor deve levar o título de eleitor ou um documento oficial com foto. Dúvidas e informações sobre o local de votação podem ser obtidas pelo telefone 148.



