Trabalhadores aceitaram a proposta do Tribunal Superior do Trabalho e encerraram manifesto
Fim da Greve nos Correios da Região de Ribeirão Preto
Após quase um mês de paralisação, a greve dos trabalhadores dos Correios na região de Ribeirão Preto chegou ao fim. No último fim de semana, os funcionários aceitaram a proposta do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e devem retornar às atividades normalmente nesta segunda-feira.
Proposta Aceita e Reajuste Salarial
A proposta do TST prevê um reajuste salarial de 2,07% para a categoria, além da manutenção dos benefícios e da gratuidade do convênio médico. Fernanda Romano, presidente do sindicato dos Correios da região, destacou a importância da manutenção dos benefícios conquistados pelos trabalhadores como principal objetivo da negociação. A proposta foi aprovada em assembleia, após a adesão de um número suficiente de sindicatos nacionais.
Desafios e Luta Futura
Apesar do acordo, os desafios para os trabalhadores dos Correios persistem. A empresa já havia anunciado, em anos anteriores, um programa de demissão voluntária e o fechamento de agências, medidas que demonstram a necessidade de reestruturação da empresa. Fernanda Romano alerta que a empresa poderá, em acordos futuros, buscar a retirada de benefícios, e que a luta pela manutenção dos direitos conquistados continuará. A questão do plano de saúde, em particular, permanece em mediação e pode gerar novos conflitos. A representante sindical garante, no entanto, que os benefícios estão assegurados pelo menos até o próximo acordo coletivo.
Um mutirão foi realizado no fim de semana para minimizar os atrasos causados pela greve, com a expectativa de entrega de aproximadamente 5 milhões de cartas e encomendas. Serviços como os de hora marcada e algumas modalidades de envio (e-commerce) foram os mais afetados pela paralisação, que teve início em 20 de setembro. Com o retorno dos funcionários, os Correios esperam normalizar a situação o mais breve possível.



