CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Funcionários pedem retorno da Guarda Municipal nos postos de saúde

Reivindicação foi motivada após UBS do Dom Miele ser assaltada
Guarda Municipal nos postos de saúde
Reivindicação foi motivada após UBS do Dom Miele ser assaltada

Reivindicação foi motivada após UBS do Dom Miele ser assaltada

A unidade de saúde do Domielli, localizada na rua Cecilio Elia Ceba, suspendeu os atendimentos nesta quinta-feira após um assalto ocorrido na quarta-feira. A decisão foi tomada após reunião entre funcionários vítimas do crime, Guarda Civil, Polícia Militar, representantes de outras UBSs e da Secretaria da Saúde.

Assalto e impacto emocional

O assalto ocorreu ontem, por volta das 17h45, quando três adolescentes armados com facas invadiram a unidade, roubando funcionários e pacientes. Uma testemunha relatou a agressividade dos criminosos e o roubo de pertences pessoais, como celulares e alianças. De acordo com Jânia Parecida Cristina, assistente da Secretaria da Saúde, o estado emocional abalado das vítimas foi determinante para a suspensão dos atendimentos.

Histórico de crimes e medidas de segurança

A coordenadora seccional de saúde do sindicato dos servidores, Débora Alessandra, destacou o aumento significativo de assaltos em unidades de saúde nos últimos meses. A mudança na escala da Guarda Civil Municipal, segundo Ricardo Alexandre Palavere, presidente da Associação dos Guardas de Ribeirão Preto, deixou os prédios desprotegidos, contribuindo para o aumento da criminalidade. A chefe da Guarda Civil Municipal, Mônica da Costa Nocioli, confirmou a solicitação dos profissionais de saúde por guarda fixa em todos os postos, mas ressaltou a necessidade de analisar os custos envolvidos. Como solução imediata, será intensificado o patrulhamento motorizado e a integração da comunicação entre a Guarda Civil, Polícia Militar e as unidades de saúde. A possibilidade de instalação de câmeras e alarmes também está sendo estudada.

Prevenção e denúncias

O sargento da Polícia Militar, Itamar Silveira, enfatizou a importância da denúncia por parte da população ao notar qualquer atitude suspeita próxima às unidades de saúde. A prevenção, segundo as autoridades, é a melhor arma contra esse tipo de crime. A população é orientada a ligar para o 190 ao observar indivíduos em atitude suspeita, fornecendo informações como características físicas e quantidade de pessoas envolvidas para facilitar a abordagem policial.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.