‘Somos Todos Severinos’ homenageará poeta João Cabral de Melo Neto na terceira mostra do projeto
Nesta terça-feira, o Teatro Pedro II recebe a terceira mostra do Projeto Educa-jovem da Fundação Educandário de Ribeirão Preto. Intitulada “Somos todos Severinos”, a mostra é uma homenagem ao poeta João Cabral de Melo Neto, com os alunos do projeto encenando a obra “Morte e Vida Severina”.
Uma homenagem atemporal
A escolha de “Morte e Vida Severina” se justifica pela atualidade da obra, escrita na década de 1960. A trajetória de luta e dificuldades do personagem Severino, em sua jornada pelo Nordeste, espelha as experiências de muitos adolescentes na atualidade. A diretora do Projeto Educa-jovem, Luciana Pasqualin, destaca que a peça reflete as mazelas e dificuldades enfrentadas pelos jovens, mas também a capacidade deles de encontrar seu próprio caminho, assim como Severino.
Diversidade artística em cena
A apresentação será multifacetada, incluindo balé, dança contemporânea urbana, peças teatrais, coral, flauta e violão, além de elementos de produção popular e erudita. Os alunos também participaram ativamente da criação do cenário e figurino. Haverá distribuição de bolachas feitas pelos alunos da oficina de culinária e de um jornal produzido por eles, integrando todas as atividades do projeto.
Leia também
Um espetáculo coletivo e gratuito
Mais de 400 jovens participam do espetáculo, resultado do envolvimento de mais de mil adolescentes atendidos pelo projeto ao longo do ano. A organização do evento foi um trabalho conjunto, com cada oficina contribuindo para a produção. A entrada é gratuita, mas é necessário realizar inscrição antecipada pelo telefone 3307-1800 para garantir a vaga. A terceira mostra do Educa-jovem acontece hoje, às 20h, no Teatro Pedro II.



