Com R$ 60 milhões em investimentos, Fiocruz se estabelece na cidade após parceria com a Prefeitura e a USP Ribeirão
Após 16 anos de negociações e incentivos, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) finalmente estabeleceu uma unidade em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A escolha estratégica da cidade se deve à presença do Parque Tecnológico, do Hospital das Clínicas e da Faculdade de Medicina da USP, instituições que concentram pesquisas científicas relevantes.
Início das pesquisas e parcerias
O diretor da Fiocruz em Ribeirão Preto, Rodrigo Estábeli, destaca que os primeiros estudos serão na área de imunologia, aproveitando a tradição da cidade em pesquisas de saúde. A Fiocruz buscará parcerias com pesquisadores da USP e empresas de biotecnologia do Parque Tecnológico, visando o desenvolvimento de produtos para melhorar a saúde da população brasileira. A instituição pretende atuar em conjunto com os pesquisadores locais, complementando e não replicando os trabalhos já existentes.
Investimento e metas
Com um investimento de cerca de 60 milhões de reais, oriundos do governo estadual, a nova unidade da Fiocruz em Ribeirão Preto pretende, a longo prazo, reduzir as importações de medicamentos e melhorar a balança comercial brasileira. Enquanto a construção de sua sede definitiva não é concluída, a Fiocruz está utilizando um espaço de aproximadamente mil metros quadrados cedido pela Faculdade de Medicina da USP para a instalação de laboratórios. Essa iniciativa representa uma colaboração entre a Fiocruz, a USP e a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.
Leia também
Expansão da Fiocruz e impacto nacional
Fundada no Rio de Janeiro em 1900, a Fiocruz é uma instituição referência em ciência e tecnologia na América Latina. Com 37 unidades espalhadas pelo país, a unidade de Ribeirão Preto representa a primeira no estado de São Paulo. A Fiocruz busca atuar de forma sustentável, iniciando com projetos bem definidos, mesmo diante da crise econômica nacional. A meta é gerar economia para o país por meio da produção nacional de medicamentos, diminuindo a dependência de importações.



