Expectativa é que sejam produzidas 309 milhões de caixas de 40 Kg; irregularidade das chuvas ao longo do ano afetou produção
Safra de Laranja 2023-2024: Estimativa mantida
O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) confirmou na segunda-feira a estimativa da safra de laranja 2023-2024 em 309 milhões de caixas de 40 kg para o cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo Mineiro. A projeção, a mesma de maio, leva em consideração a distribuição irregular das chuvas ao longo do ano.
Impacto do Clima na Produção
As chuvas abundantes de janeiro a abril propiciaram um bom desenvolvimento inicial das laranjas. Contudo, a seca de maio a atrássto, com 26% de chuvas abaixo da média, afetou significativamente a produção de laranjas-pera. A colheita desta variedade está adiantada, perdendo o benefício das chuvas previstas para setembro. A excelente produção de laranjas precoces, no entanto, compensou parcialmente as perdas.
Produção e Tamanho dos Frutos
Segundo Vinicius Trombin, coordenador da pesquisa de estimativa de safra do Fundecitrus, as chuvas iniciais e temperaturas amenas mantiveram a umidade do solo durante a colheita das laranjas precoces, resultando em frutos com peso médio acima do esperado. Apesar do impacto na produção de laranjas-pera, o tamanho médio dos frutos em todas as variedades se manteve estável em relação à projeção de maio, com 247 frutos por caixa de 40 kg.
A manutenção da estimativa da safra demonstra a resiliência do setor citrícola, mesmo diante de desafios climáticos. A compensação entre a produção de laranjas precoces e as perdas na produção de laranjas-pera demonstra a importância da diversificação e da gestão eficiente dos recursos.