Durante o ano de 2024 diversas apresentações foram realizadas com temas como os desafios enfrentados pelos produtores
O Fundecitrus, instituição dedicada à citricultura, Fundecitrus realiza palestras em escolas públicas, realizou em 2024 uma série de palestras em escolas públicas da região para conscientizar alunos sobre a importância da laranja e os desafios enfrentados pelos produtores locais.
Jacqueline Della-Vecchia, engenheira agrônoma do Fundecitrus, explicou que as palestras abordam o papel fundamental da citricultura para a economia regional, os riscos da doença conhecida como greening e a forma como ela se espalha pelo psilídeo, inseto vetor da enfermidade.
Além disso, os estudantes são orientados sobre a necessidade de evitar o cultivo de plantas hospedeiras da doença, como a morta e outras plantas cítricas, especialmente em áreas urbanas, para ajudar no controle da disseminação do greening.
Leia também
Importância da citricultura para a região
Segundo Jacqueline, a citricultura é um setor forte e essencial para a economia local, demandando o envolvimento de toda a comunidade para garantir sua sustentabilidade.
Educação e engajamento comunitário: O Fundecitrus promove regularmente encontros com citricultores e realiza atividades educativas em escolas com o objetivo de disseminar informações sobre o manejo do greening e práticas de controle da doença.
Desafios enfrentados pelos produtores: Os produtores de laranja enfrentam desafios relacionados ao controle do greening, que pode comprometer a produção e a qualidade dos frutos, tornando fundamental o conhecimento e a participação da população para minimizar os impactos.
Informações adicionais
Não foram divulgados dados específicos sobre o número de escolas atendidas ou o alcance total das ações educativas realizadas pelo Fundecitrus em 2024.