Encontro com a rua Barão de Cotegipe ficou com o trânsito prejudicado por causa deste crime; problema já foi resolvido no local
Semáforo na Via Norte com Barão de Cotegipe volta a funcionar após furto de fiação
Na manhã desta segunda-feira (01/04), o cruzamento da Via Norte com a Barão de Cotegipe, próximo ao Carrefour, em Ribeirão Preto, ficou sem semáforo devido a mais um furto de fiação elétrica. O problema, que começou a causar transtornos por volta das 7h, afetou o fluxo de veículos durante o horário de pico, gerando congestionamentos e atrasos para motoristas e passageiros.
Ação rápida da RPMob e prejuízos recorrentes
Equipes da RPMob foram acionadas e trabalharam para repor a fiação furtada. A ação rápida solucionou o problema, mas destacou novamente a vulnerabilidade do local a esse tipo de crime. Segundo informações obtidas pela reportagem, foram furtados cerca de 6 metros de fios de alumínio, material que substituiu o cobre em reparos anteriores para tentar inibir os furtos. Apesar da mudança de material, os crimes continuam ocorrendo, gerando prejuízos significativos à cidade.
Prejuízos financeiros e impacto na mobilidade urbana
Dados da Prefeitura de Ribeirão Preto revelam a gravidade da situação. Somente em 2024, foram registradas 128 ocorrências de furto de fiação semafórica, resultando em um prejuízo de R$ 37 mil. De janeiro a março de 2025, esse número saltou para 127 ocorrências, com um prejuízo de R$ 59.994,00 e quase 5 quilômetros de cabos e fiações furtadas. Além do custo financeiro, os furtos causam transtornos significativos à mobilidade urbana, comprometendo o fluxo de veículos e afetando a rotina dos cidadãos. A situação demonstra a necessidade de medidas mais eficazes para combater esse tipo de crime e garantir a segurança do trânsito na cidade.
Leia também
O trânsito na região já está normalizado, com os semáforos funcionando corretamente. Motoristas que utilizam esse cruzamento podem seguir seus percursos sem maiores intercorrências.



