Entre janeiro e julho foram 70 crimes do tipo; o último foi nesta terça-feira (18) – 60 metros nos Campos Elíseos
A cidade de Ribeirão Preto tem enfrentado um aumento preocupante nos furtos de fiação elétrica de semáforos. Somente nos primeiros sete meses de 2023, foram registrados 70 casos, o que representa uma média de um furto a cada três dias.
Prejuízos financeiros e transtornos no trânsito
Os prejuízos são consideráveis. De acordo com a Transerp, empresa que gerencia o trânsito na cidade, a prefeitura gastou mais de R$ 32 mil em reparos. Além do custo financeiro, os furtos causam transtornos ao trânsito, com semáforos desligados e riscos de acidentes. Um exemplo recente ocorreu no cruzamento das ruas Pernambuco e Marquês de Pombal, nos Campos Elíseos, onde 60 metros de fiação foram furtados.
A facilidade do crime e a ação dos receptadores
O especialista em segurança Guelph Pescuma explica que a facilidade de acesso aos fios e a existência de receptadores que compram o material furtado contribuem para a alta incidência de crimes. Os cabos de energia não têm utilidade pessoal, mas seu valor comercial motiva os furtos. A Transerp afirma que todos os casos foram registrados na polícia civil e estão sendo investigados.
Leia também
Soluções e prevenção
Embora a instalação de sistemas de cabos mais protegidos seja uma solução, seu alto custo torna a implementação difícil. A atuação mais efetiva contra os receptadores é apontada como crucial para reduzir os furtos. A população pode colaborar denunciando casos suspeitos pelo telefone 190 da Polícia Militar. O ciclo de furto, reparo e novo furto só será quebrado com uma ação integrada entre autoridades, empresas e a comunidade.



