Uma das soluções apontadas é a implantação de um sistemas de monitoramento
Os números de criminalidade em prédios públicos de Ribeirão Preto são alarmantes. Somente em 2023, 21 prédios foram invadidos, resultando em roubos de fiação e equipamentos e interrupção de serviços públicos.
Aumento da criminalidade em escolas e unidades de saúde
Entre 2012 e 2016, foram registradas 48 ocorrências apenas em unidades de saúde. As escolas também têm sido alvo frequente. A assistente da Secretaria de Educação, Clarice Ferraz, afirma que as medidas atuais são paliativas e que um projeto amplo é necessário para combater o problema. Atualmente, a prefeitura tem utilizado concertinas e segurança 24 horas em algumas escolas com maior incidência de crimes.
Projeto de lei para segurança especial
A vereadora Glaucia Berenice apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal para transformar o entorno das escolas em áreas de segurança especial, com iluminação adequada e limpeza constante. A proposta, que depende do executivo para ser implementada, foi apresentada à Coderpe, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, secretarias da Educação e da Saúde. A Guarda Civil Municipal, representada por Mônica Nocioli, considera a instalação de câmeras de segurança uma iniciativa positiva, mas destaca a importância da participação da sociedade na segurança dos prédios públicos. Atualmente, 5 unidades já contam com câmeras.
Leia também
- Câmara Municipal realiza primeira audiência pública para discutir PL de diretrizes orçamentárias
- Sessão Câmara Municipal Ribeirão Preto: Câmara aprova abertura de crédito suplementar de mais de R$ 4 milhões para a Secretaria da Saúde
- Audiência na Câmara dos Deputados sobre acidente com avião da Voepass acontece nesta terça (20)
Desafios e soluções
Apesar da aprovação do projeto, dois obstáculos precisam ser superados: o investimento financeiro necessário e a estrutura física para centralizar o monitoramento. A vereadora Glaucia Berenice sugere buscar parcerias com a iniciativa privada para solucionar a questão financeira, retomando conversas anteriores para estabelecer um software compatível e garantir os investimentos necessários. A proposta foi encaminhada ao prefeito, que irá analisá-la.



