CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gabinete de crise contra incêndios deve ser mantido até na próxima semana

Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta sobre os riscos de novos focos de incêndio com a manutenção do tempo seco
Gabinete de crise incêndios
Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta sobre os riscos de novos focos de incêndio com a manutenção do tempo seco

Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta sobre os riscos de novos focos de incêndio com a manutenção do tempo seco

Desde a semana passada, a região de Ribeirão Preto enfrenta diversos incêndios, causando preocupação e mobilização por parte das autoridades. O governo do estado manteve um gabinete de crise na cidade para monitorar e combater as chamas, além de promover ações educativas.

Gabinete de Crise e Ações de Combate

O gabinete de crise, inicialmente previsto para durar até o fim de semana, pode ser estendido até o dia 8 ou 9, dependendo da situação. Além do monitoramento e reforço no combate ao fogo em Ribeirão Preto, o gabinete coordena ações em outras regiões afetadas, como Presidente Prudente e São José do Rio Preto. Há uma ação coordenada com distribuição de panfletos educativos para alertar a população sobre a importância de comportamentos responsáveis para evitar novos incêndios.

Situação Atual e Preocupações

Apesar de uma melhora na situação em comparação aos dias anteriores, a Defesa Civil mantém o alerta para o risco de incêndios nos próximos dias em todo o estado de São Paulo. Novos focos de incêndio foram registrados em São Simão, Santa Rosa de Viterbo e Bom Fim Paulista, gerando preocupação com a fumaça e o possível bloqueio de rodovias. A umidade do ar continua baixa (entre 13% e 15%), e a temperatura máxima prevista é de 33 graus. O governo também já planeja a restauração das áreas afetadas pelos incêndios.

Investigações e Prevenção

O número de pessoas investigadas por causar os incêndios cresceu para nove. As prisões ocorreram em diversas cidades do interior paulista, com suspeitos detidos por atearem fogo em áreas de mata e cana. As autoridades reforçam a gravidade do crime ambiental, com penas de dois a quatro anos de prisão para incêndios em mata e três anos para soltura de balões. A prevenção é crucial, e a população é incentivada a denunciar qualquer situação suspeita. A recuperação das áreas queimadas também é um foco importante, respeitando as leis ambientais e a preservação de áreas de mata.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.