Assim como outros bens da advogada, os animais foram bloqueados pela justiça; para o MP, o roubo pode ter sido forjado
Um roubo de 30 cabeças de gado leiteiro, avaliadas em quase R$ 300 mil, ocorrido na fazenda Cajuru, levanta suspeitas de fraude. O gado, sob a guarda de Leandro Librande, filho da advogada Maria Zueli, estava com restrição judicial de venda, sendo considerado bem em depósito.
O Roubo e as Suspeitas
Segundo boletim de ocorrência registrado em Cravinhos (e não em Cajuru, local do crime), cinco ladrões armados renderam o caseiro e levaram todo o gado. Os criminosos teriam mencionado os nomes do advogado filho de Maria Zueli e de uma amiga da família, afirmando que ambos estavam “encomendados para morrer”. A investigação, conduzida pelo Gaeco e Polícia Federal, apura se o roubo foi uma simulação para obtenção de dinheiro.
Investigação e Possíveis Implicações
A investigação considera a possibilidade de apropriação indébita, crime previsto no artigo 168 do Código Penal. Se comprovada a fraude, os envolvidos podem responder por este crime, com pena de reclusão que varia de 1 a 4 anos, podendo ser aumentada em caso de depósito judicial. A escolha de registrar a ocorrência em Cravinhos, cidade onde o delegado responsável é Eduardo Librand Jr., outro filho de Maria Zueli, também chama a atenção e está sob investigação.
Leia também
- Fraude em contratação pública saúde: Justiça condena ex-funcionários da Prefeitura de Brodowski por fraude em licitação
- Tarifaço exportação carne bovina: Taxas estadunidenses fazem frigoríficos paralisarem compras de gado e preocupa pecuaristas
- Embrapa desenvolve nova leguminosa capaz de reduzir pragas e pode servir de alimento para o gado
Desdobramentos da Investigação
A Corregedoria da Polícia Civil apura possíveis irregularidades na conduta do delegado Eduardo Librand Jr. Leandro Librande justificou o registro da ocorrência em Cravinhos alegando ameaças de morte. Apesar de não ser investigado diretamente pela Operação Sevandija, a Corregedoria também apurará se Leandro cometeu alguma fraude no roubo do gado. As investigações seguem em andamento para esclarecer todos os fatos e responsabilidades envolvidas neste caso.



