CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gaeco identifica 21 suspeitos de fraudar licitações na região de Ribeirão

Fraudes aconteciam principalmente em concorrências de compra de materiais para câmaras municipais
fraude em licitações
Fraudes aconteciam principalmente em concorrências de compra de materiais para câmaras municipais

Fraudes aconteciam principalmente em concorrências de compra de materiais para câmaras municipais

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) deflagrou a quarta fase da Operação, que investiga um esquema de fraudes em licitações em diversas cidades do interior paulista, na capital e em Minas Gerais. As investigações, iniciadas em setembro do ano passado em Limeira, apontam para fraudes que causaram prejuízos de cerca de 8 milhões de reais em prefeituras e câmaras municipais.

Cidades envolvidas e números da fraude

Nesta fase, as denúncias se concentram em Ribeirão Preto (5 denunciados, 1 funcionário público), Bebedouro (3 denunciados, 2 funcionários públicos), Juticabal (4 denunciados), Américo Brasiliense (5 denunciados, 2 funcionários públicos), e Tambaú (4 denunciados). O valor total desviado apenas nesta quarta fase chega a quase 1,5 milhão de reais.

Modus operandi e o líder do esquema

As fraudes, ocorridas entre 2010 e 2014, envolviam principalmente a compra de materiais para os legislativos e executivos municipais. O grupo utilizava empresas de fachada, muitas vezes em nome de parentes, para facilitar a participação nas licitações. O vereador Daniel Palmeira de Lima, de Catanduva, preso na primeira fase da operação, é apontado como o líder do esquema. Com cerca de 20 anos no legislativo, incluindo passagens pela presidência da Câmara, ele teria facilitado o acesso aos editais.

Ações do Gaeco e próximos passos

O Gaeco solicitou o bloqueio de bens dos denunciados e o afastamento imediato daqueles que ainda ocupam cargos públicos. Os promotores informaram que divulgarão novas informações à medida que as investigações avançarem.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.