Ananda Porto e Giuliano Tamura conversam com o biólogo Phillip Engelking sobre esses insetos que muita gente confunde
O podcast Sons da Terra, Gafanhotos, louva, do Terra da Gente em parceria com a Rádio CBN, recebeu o biólogo Filipe Engelking, do projeto Fasma, para falar sobre insetos relacionados aos bichos-pau, como gafanhotos, esperanças, louva-a-deus e grilos. Engelking explicou que esses insetos pertencem ao grupo dos ortópteros, que possuem adaptações morfológicas para o salto, como o terceiro par de pernas alongado e musculoso.
Relação entre os insetos e características principais
Os bichos-pau, gafanhotos, louva-a-deus, baratas, cupins e outros insetos descendem de um ancestral comum, formando o grupo Polineoptera, que surgiu entre 200 e 350 milhões de anos atrás. Os gafanhotos, por exemplo, são herbívoros e possuem antenas curtas, enquanto as esperanças e grilos têm antenas longas, adaptadas para orientação noturna. O louva-a-deus é um predador estrito, com visão tridimensional e adaptações específicas para a predação por emboscada.
Diferenças entre grupos e suas adaptações: Engelking destacou que gafanhotos, esperanças e grilos são ortópteros, mas pertencem a linhagens distintas, diferenciadas por características morfológicas e comportamentais. Gafanhotos são diurnos, com antenas curtas, e podem ser considerados pragas agrícolas devido à sua alimentação em plantações. Esperanças e grilos são geralmente noturnos, com antenas longas para sensoriamento ambiental.
Leia também
Produção de som e comunicação: Esses insetos são conhecidos como insetos-cantores. Gafanhotos, esperanças e grilos produzem sons para atrair parceiros e como mecanismo de defesa. A produção sonora ocorre principalmente pelo atrito entre as asas e as pernas traseiras, com variações entre os grupos. As cigarras também são insetos produtores de som, mas utilizam mecanismos diferentes.
Informações adicionais
O projeto Fasma incentiva o compartilhamento de registros e informações sobre a diversidade e distribuição desses insetos por meio do Instagram. Episódios anteriores do podcast, incluindo o dedicado aos bichos-pau, estão disponíveis no canal oficial no YouTube e em agregadores de podcast.