Antes de atingir o veículo, o galho ainda atingiu uma fiação elétrica na esquina da Florêncio de Abreu com a 7 de Setembro
Moradores e comerciantes da região da Praça 7 de Setembro, Galho de árvore cai sobre carro, em Ribeirão, relataram riscos constantes para pedestres e motoristas devido à queda de galhos de árvores. Na noite anterior, um galho de uma seringueira caiu sobre um carro em movimento, causando danos ao veículo e assustando o motorista, o estudante Arthur Lima. O galho primeiro atingiu a fiação elétrica, provocando um estouro, e em seguida caiu sobre o para-brisa do carro. Por sorte, ninguém se feriu.
“Foi um barulho muito grande, Galho de árvore cai sobre carro, porque o primeiro tronco caiu em cima da fiação elétrica. Ali deu um curto, fez uma explosão, e eu assustei com essa explosão e acelerei o carro um pouco. Foi bem nesse momento que o galho maior caiu, por sorte, caiu na parte de trás do carro, se não ia cair bem na parte do motorista”, relatou Arthur Lima.
Após o incidente, a Guarda Civil Metropolitana auxiliou o estudante, que registrou boletim de ocorrência e pretende buscar ressarcimento dos danos junto à prefeitura.
Riscos frequentes na Praça 7 de Setembro
Na manhã seguinte ao ocorrido, foram observados vários troncos grandes na calçada da praça, próxima a um ponto de táxi movimentado e bancos onde pessoas costumam descansar. Moradores e comerciantes afirmam que outros galhos grandes permanecem pendurados na seringueira e em outras árvores da região, representando perigo iminente, especialmente em dias de chuva ou vento forte.
“Sempre está caindo. Isso aqui é um perigo porque a pessoa passa aqui debaixo e se tivesse passando a pessoa, que está na mesma hora. Porque são galhos muito grandes. É muito grosso, pesa uma tonelada”, afirmou o comerciante Walter Lima Cardoso.
Árvores comprometidas e reclamações à prefeitura: O segurança Gilberto Umberto Furlaneto, que trabalha próximo ao local, acompanha a situação há meses e relata que várias árvores da praça estão comprometidas, inclusive com infestação de cupins. Segundo ele, a prefeitura tem conhecimento do problema, mas ainda não tomou providências efetivas.
“Se você pegar essa árvore, 90% você vai ver que tem carreira de cupins todas condenadas. E as reclamações já foram feitas à prefeitura, à força de luz, falou, também tem que cortar essa árvore, e ninguém tomou providência até atrásra”, disse Gilberto.
Flagrante ao vivo de queda de galho
Durante uma transmissão ao vivo do jornal Bom Dia Cidade, da IPTV, o repórter Elon Cesar presenciou a queda de um galho na rua Florêncio de Abril, próximo à Praça 7 de Setembro. O galho quase atingiu uma motociclista que passava pelo local, confirmando o relato dos moradores sobre o risco constante.
“Um galho se soltou e por muito pouco não atingiu uma motociclista. O galho passou bem ao lado dela, um galho menor do que o que caiu ontem, claro. Mas por muito pouco não atingiu essa mulher que estava de moto na Florêncio de Abril”, relatou Elon Cesar.
Informações adicionais
A prefeitura informou que uma equipe está realizando vistorias no local e que, caso seja necessário, novas intervenções serão feitas. Também declarou que a praça recebe manutenção periódica e que a responsabilidade pelas vistorias de árvores comprometidas é da Secretaria do Meio Ambiente. A reportagem continuará acompanhando a situação.



