Pelo menos oito áreas públicas de Ribeirão Preto foram alvo de grupos invasores nos últimos 20 dias
A administração municipal de Ribeirão Preto tem enfrentado um aumento preocupante nas invasões de áreas públicas. Em apenas 21 dias, foram registradas pelo menos oito ocorrências em diferentes bairros da cidade, incluindo Jardim Juliana, Jardim Rubiensone, Parque São Sebastião, Via Norte, Jardim Helena, Parque dos Servidores, Jardim Itaú e Ipiranga.
Investigação e Suspeitas de Organização
A Guarda Civil Municipal (GCM) e o Departamento de Fiscalização Geral estão investigando as invasões, que parecem seguir um padrão sistematizado. André Luiz Tavares, diretor superintendente da GCM, revelou que há indícios de que as lideranças dos grupos invasores possuem residências em outras áreas da cidade. As autoridades já identificaram alguns nomes de pessoas suspeitas de liderar as invasões de forma organizada.
Contexto Eleitoral e Crimes Associados
O aumento das invasões coincide com o período pré-eleitoral, levantando suspeitas de motivação política. Segundo as autoridades, os invasores estariam utilizando pessoas inocentes, disseminando informações falsas e cometendo crimes como esbulho possessório e formação de quadrilha. Além disso, em todos os casos, foram identificados crimes ambientais, como extração irregular de água e furto de energia.
Leia também
- Moradores denunciam série de invasões a prédios na Lagoinha em Ribeirão Preto
- Procuradoria-Geral de SP contesta mudança do nome da GCM para Polícia Metropolitana de Ribeirão Preto
- Preparação dos jovens para o trabalho: Qual a visão dos líderes do mercado de trabalho sobre a nova geração de trabalhadores?
Ações Legais e Posicionamento da Prefeitura
Os casos estão sendo encaminhados à Polícia Civil e ao Ministério Público para investigação e responsabilização dos envolvidos. Em nota oficial, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio do Departamento de Comunicação Social, reforçou a suspeita de que a maior parte das invasões de áreas públicas tem caráter eleitoreiro, em um momento que antecede as eleições municipais de outubro.
Próximos Passos
As autoridades seguem monitorando a situação e intensificando as ações de fiscalização para coibir novas invasões e garantir a segurança e o cumprimento da lei em Ribeirão Preto.



