Objetivo é identificar irregularidades nestes locais e orientar os comerciantes; agentes aplicaram 18 notificações
Ribeirão Preto intensifica fiscalização em ferros-velhos
Fiscalização em Ferros-Velhos de Ribeirão Preto
A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Fiscalização Geral e da Guarda Civil Metropolitana, realiza desde a semana passada uma vistoria em ferros-velhos e depósitos de reciclagem na cidade. O objetivo é combater a receptação de materiais furtados, principalmente cabos elétricos e cobre, que possuem alto valor de mercado.
Ações da Fiscalização
Em uma operação que envolveu 15 dos 50 estabelecimentos catalogados, foram encontradas 18 irregularidades. As notificações foram emitidas principalmente por falta de câmeras de segurança e outras inadequações. Apesar das irregularidades, nenhum estabelecimento foi multado até o momento; as notificações visam a regularização das atividades. Os bairros Vila Tibério, Vila Virgínia, Planalto Verde e Parque dos Pinheiros foram alguns dos locais visitados.
Leia também
Nova Lei e Penalidades
A operação conta com o apoio da Vigilância Sanitária, Secretaria do Meio Ambiente, Transerp e Polícia Militar. Uma nova lei, aprovada pela Câmara Municipal, visa endurecer a fiscalização, estabelecendo regras como horário de funcionamento (6h às 19h, de segunda a sábado), armazenamento adequado dos materiais e instalação de câmeras de segurança. O descumprimento pode resultar em multas que variam de R$ 850 a mais de R$ 34 mil, interdição do estabelecimento e apreensão dos materiais irregulares. A Prefeitura reforça a importância das denúncias, que podem ser feitas pelo telefone 156.
A fiscalização continuará nas próximas semanas, buscando atingir todos os 50 estabelecimentos. A Prefeitura espera que a operação contribua para reduzir o número de furtos e a receptação de materiais roubados na cidade.



