Primeira abordagem está sendo educativa, mas os motoristas serão multados nos próximos dias em caso de reincidência
Em meio ao primeiro dia de lockdown em Ribeirão Preto, a equipe de reportagem percorreu as ruas da cidade para acompanhar o trabalho da Guarda Civil Metropolitana na orientação dos moradores.
Orientação e fiscalização
Apesar da medida de restrição, muitas pessoas circulavam pelas ruas, algumas sem máscara. A Guarda Metropolitana realizou bloqueios em pontos estratégicos para orientar a população e verificar a necessidade de deslocamento. A abordagem inicial é educativa, mas multas podem ser aplicadas em conjunto com a fiscalização geral e a vigilância sanitária caso não seja comprovada a necessidade de sair de casa.
Impacto em diferentes setores
A reportagem entrevistou diversos cidadãos, incluindo uma analista de faturamento que, apesar de reconhecer a necessidade do lockdown, criticou a falta de planejamento na implementação da medida. Um cozinheiro entrevistado, surpreendentemente, afirmou não se preocupar com a Covid-19 e não usar máscara. Motoristas de aplicativos também foram impactados, com relatos de baixa demanda e dificuldades financeiras, agravadas pelo aumento do preço dos combustíveis e a falta de reajuste nas taxas dos aplicativos.
Leia também
Reflexões sobre o cenário
A situação observada demonstra a complexidade do cenário, com a persistência de pessoas circulando sem máscara e a desinformação sobre a gravidade da pandemia. A falta de adesão às medidas de segurança, aliada às dificuldades econômicas enfrentadas por diversos setores, reforça a necessidade de conscientização e de um planejamento mais eficaz para conter a propagação do vírus e mitigar os impactos sociais e econômicos da pandemia.



