“Geleia”, “ideia”… essas palavras perderam o acento, mas será que o nome “Andréia” também perdeu?
Sebene. Papo. Certo! E hoje vamos abordar uma dúvida comum sobre o uso de acentos, que surgiu com o Novo Acordo Ortográfico há 30 anos e ainda confunde muita gente.
A Dúvida de Andréia: Acento no Nome Próprio
Uma ouvinte chamada Andréia observou que palavras como geleia, ideia e assembleia perderam o acento. A grande questão é: o nome dela também perdeu o acento? Qual a forma correta de escrever o próprio nome?
O Que Mudou com o Novo Acordo Ortográfico
Para relembrar, palavras paroxítonas com ditongo aberto “ei” perderam o acento com o Novo Acordo Ortográfico. É o caso de ideia, plateia, estreia e geleia. No entanto, nomes próprios como Andréia têm uma particularidade.
Leia também
Nomes Próprios e o Acento: O Que Fazer?
Gramaticalmente, a recomendação pós-acordo ortográfico seria escrever Andréia sem acento. Se você for registrar uma criança hoje com esse nome, a indicação é que seja sem o acento. Porém, para as pessoas que já foram registradas antes do acordo, como a ouvinte Andréia, o nome já foi registrado com acento. E, por se tratar de um nome próprio, pode e deve continuar usando o acento.
Mesmo que a regra gramatical tenha mudado e palavras paroxítonas com ditongo aberto tenham perdido o acento, nomes próprios têm um tratamento diferenciado. Outro grupo de palavras que também perdeu o acento foram as palavras com o ditongo “oi”, como joia e giboia.
Andréia pode ficar tranquila e continuar escrevendo seu nome com acento. Um abraço a todos!



