As irmãs já estão internadas no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto passando pelos preparativos para a terceira intervenção
Gêmeas siamesas em Ribeirão Preto passam por nova cirurgia
As gêmeas siamesas Maria Isabel e Maria Isadora, internadas no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, passarão por uma nova cirurgia neste sábado. Este procedimento, o terceiro da série, é o mais complexo até o momento, pois a equipe médica tentará separar os cérebros das irmãs.
Cirurgia de alta complexidade com equipe renomada
A cirurgia é realizada por uma equipe renomada do Hospital das Clínicas, com o auxílio do médico norte-americano James Godric, referência mundial em separação de gêmeos siameses. A complexidade do caso se deve à proximidade dos cérebros e à interligação de partes do sistema vascular das crianças.
Parceria internacional e pioneirismo no Brasil
A realização desta cirurgia inédita no Brasil é fruto de uma parceria entre a Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto e um hospital de Nova Iorque. Apesar da união pelo topo do crânio, as irmãs não compartilham o mesmo cérebro, o que, embora facilite o procedimento, não o torna menos delicado. A separação total das gêmeas está prevista para uma quarta e última cirurgia em novembro deste ano.
Leia também
A equipe médica se mantém otimista e confiante na realização bem-sucedida da cirurgia, que representa um marco na medicina brasileira.



