Procedimento foi o último de uma série realizados no Hospital das Clínicas de Ribeirão para a separação completa das meninas
Cirurgia Histórica Separa Gêmeas Siamesas em Ribeirão Preto
Uma cirurgia de 25 horas, envolvendo 50 profissionais de saúde, separou com sucesso as gêmeas siamesas Alana e Maria, de dois anos, no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Unidas pela cabeça desde o nascimento, as meninas já haviam passado por outros procedimentos nos últimos meses. O caso, extremamente raro, com incidência estimada em um a cada 2,5 milhões de nascimentos, era acompanhado pela equipe médica desde a gestação.
Estado de Saúde e Recuperação
Após a complexa cirurgia, Alana e Maria encontram-se em estado estável, sob cuidados intensivos da equipe médica e de seus pais. Ainda não há previsão de alta hospitalar. Mais detalhes sobre o estado de saúde das gêmeas serão divulgados em coletiva de imprensa prevista para o fim de setembro.
Raridade do Caso e Equipe Médica
A complexidade do caso e a duração da cirurgia destacam a expertise da equipe médica do Hospital das Clínicas. A separação bem-sucedida representa um marco na medicina, demonstrando a capacidade e o comprometimento dos profissionais envolvidos em lidar com situações médicas de alta complexidade.
O sucesso da cirurgia representa uma vitória para a medicina e uma esperança para o futuro das gêmeas. A equipe médica e os familiares aguardam ansiosamente pela recuperação completa de Alana e Maria.



