CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gerente de Educação de Trânsito da Transerp fala das ações da empresa no ‘Maio Amarelo’

De acordo com Delcides Araújo, a maioria dos acidentes em Ribeirão Preto é causado pela imprudência dos motoristas
Maio Amarelo
De acordo com Delcides Araújo, a maioria dos acidentes em Ribeirão Preto é causado pela imprudência dos motoristas

De acordo com Delcides Araújo, a maioria dos acidentes em Ribeirão Preto é causado pela imprudência dos motoristas

Ribeirão Preto enfrenta desafios no trânsito, com altos índices de acidentes. Para discutir ações preventivas durante o Maio Amarelo, conversamos com Delsides Araújo, gerente de educação de trânsito da Transerp.

Maio Amarelo e os desafios do trânsito em Ribeirão Preto

O Maio Amarelo, movimento mundial de conscientização sobre segurança no trânsito, destaca a necessidade de ações preventivas. Em Ribeirão Preto, os principais problemas são excesso de velocidade, falta de atenção (incluindo uso de celular ao volante) e imprudência. A utilização do celular ao dirigir é uma infração de trânsito com três enquadramentos no CTB: conduzir com o telefone na mão, manuseá-lo e utilizá-lo de qualquer forma que comprometa a atenção do condutor. Mesmo o uso do Bluetooth ou viva-voz pode ser considerado infração se houver comprometimento da atenção.

Ações preventivas da Transerp

A Transerp, em parceria com órgãos públicos e iniciativa privada, realiza mais de 50 atividades durante o Maio Amarelo. As ações são focadas em reduzir acidentes, especialmente envolvendo pedestres e motociclistas, grupos mais vulneráveis. O projeto ‘Abelha Segura’, por exemplo, promove palestras e abordagens educativas em locais com maior incidência de acidentes, principalmente entre jovens de 18 a 35 anos. Para o futuro, a Transerp busca expandir as ações para incluir atividades práticas na via pública, em conjunto com o Detran.

Resultados e perspectivas futuras

Comparando os dados de 2017 e 2018, o projeto ‘Abelha Segura’ mostrou redução de acidentes na faixa etária de 18 a 35 anos. Apesar dos resultados positivos, os índices de acidentes ainda são altos em Ribeirão Preto. A meta é integrar esforços entre os órgãos envolvidos para diminuir o número de acidentes e mortes no trânsito, buscando resultados efetivos e sustentáveis ao longo do ano, não apenas durante o Maio Amarelo.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.