Ao todo, 46 pessoas tomaram doses da CoronaVac; técnica em enfermagem do município teria se confundido os lotes
Em Tirapina, São Paulo, um erro grave na aplicação de vacinas causou preocupação. 46 pessoas, incluindo uma gestante e 28 crianças, receberam a vacina contra a Covid-19 (Coronavac) em vez da vacina contra a influenza, destinada a elas.
Equívoco na Vacinação
Segundo informações da Secretaria de Saúde de Tirapina, uma técnica de enfermagem confundiu as caixas de vacinas. Ela acreditava estar aplicando a vacina contra a gripe, mas, na verdade, estava administrando a vacina contra a Covid-19. O erro foi percebido na quarta-feira, após o controle de estoque.
Medidas Adotadas
Após o ocorrido, a Secretaria de Saúde de Tirapina comunicou a Vigilância Epidemiológica de Piracicaba e solicitou orientações. As pessoas vacinadas foram informadas sobre o erro e estão recebendo acompanhamento médico por 14 dias. Até o momento, não foram detectadas anormalidades. Uma equipe médica está disponível para avaliações e orientações. Ontem, 26 pessoas, incluindo a gestante, já foram atendidas.
Leia também
Investigação em Andamento
A prefeitura de Tirapina informou que apurará as responsabilidades pelo ocorrido. A repórter Michelle Jardim está em Tirapina, colhendo informações e conversando com os moradores afetados. O caso segue sendo acompanhado de perto.



