Programa recebeu o chefe da divisão de limpeza pública, Edson Galan, e a a coordenadora do projeto ‘Mãos Dadas’, Iraci Pereira
Nesta quarta-feira, a CBN entrevistou Edison Miele, chefe da divisão de limpeza pública da prefeitura municipal de Ribeirão Preto, e Irassi Pereira, da cooperativa Mãos Dadas, sobre a coleta seletiva na cidade.
Coleta Seletiva em Ribeirão Preto: Um Panorama Atual
Atualmente, a coleta seletiva em Ribeirão Preto representa apenas 0,6% do total de lixo domiciliar coletado. A cooperativa Mãos Dadas, atuando em 22 bairros, 6 condomínios e 4 empresas, além da USP e da coordenadoria do bem-estar animal, é a única cooperativa que sobreviveu às crises do setor e opera desde 2005. Apesar de seu trabalho eficiente, a capacidade de coleta é limitada pela infraestrutura e pelo número de cooperados (38 pais de família).
Desafios e Soluções para Ampliar a Coleta
A entrevista abordou os desafios para ampliar a coleta seletiva, incluindo a necessidade de novas licitações e modelos de gestão, a capacidade limitada da Mãos Dadas, a concorrência com catadores informais que recolhem o material reciclável antes dos caminhões da cooperativa, e a falta de conscientização da população sobre a separação correta do lixo. Como soluções, foram mencionadas a busca por novas parcerias, a capacitação de catadores informais através do projeto “Catações”, a possibilidade de novas cooperativas e a implementação de campanhas de conscientização pública.
Leia também
Projeções Futuras e Ações Necessárias
O contrato da prefeitura com a Mãos Dadas vence em setembro, gerando preocupação sobre a continuidade do serviço. No entanto, a possibilidade de prorrogação foi confirmada. Para alcançar metas mais ambiciosas, como atingir 10% ou mais da coleta seletiva, é fundamental investir em infraestrutura (a Mãos Dadas precisa de cerca de R$500 mil para concluir a construção de um novo barracão), conscientizar a população sobre a importância da separação do lixo e implementar novas estratégias de coleta, incluindo a expansão para mais bairros e a melhoria da logística de coleta.