Gaúcho que reside em Serrana possui mais de 20 livros escritos e já venceu o prêmio Jabuti de literatura
Neste Dia Mundial do Livro, conversamos com Menalton Braff, escritor gaúcho vencedor do Prêmio Jabuti, sobre sua trajetória e o hábito da leitura.
Uma Trilogia de Amor, Separações e Suspense
Menalton Braff finalizou recentemente uma trilogia que explora temas como amor, separações e suspense. A obra acompanha duas gerações em uma pequena cidade, mostrando como o poder e o desenvolvimento influenciam suas vidas. O último livro da trilogia, “Noite a Dentro”, retrata a contemporaneidade dessa cidade em evolução.
O Despertar para a Leitura
O autor relembra sua infância, aprendendo a ler sozinho aos cinco anos, lendo jornais e o livro “O Guarani” de José de Alencar em versão revista em quadrinhos. Ele destaca a importância dos pais na formação do hábito da leitura, enfatizando que o exemplo em casa é fundamental para despertar o interesse em crianças e jovens.
Leia também
Incentivando a Leitura nos Dias Atuais
Em tempos de mídias digitais, Menalton pondera sobre os desafios de incentivar a leitura. Ele acredita que não há uma fórmula mágica, mas a persistência em oferecer diferentes livros até encontrar o que desperte o interesse do leitor é crucial. A formação de leitores, segundo ele, começa em casa, com pais que demonstram o gosto pela leitura. A conversa finaliza com a recomendação do livro “Terraço-Racan do Unido”, de Isolá, pela Companhia das Letras.



