CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Giro CBN ouve candidatos de Ribeirão que tiveram candidaturas impugnadas

Os oito políticos terão sete dias, a partir da data em que forem notificados, para regularizar situação
candidaturas impugnadas
Os oito políticos terão sete dias, a partir da data em que forem notificados, para regularizar situação

Os oito políticos terão sete dias, a partir da data em que forem notificados, para regularizar situação

Candidaturas impugnadas em Ribeirão Preto: oito candidatos tiveram seus registros questionados pela justiça eleitoral, devido a pendências documentais ou questões relacionadas à Lei da Ficha Limpa. A impugnação, que pode ser apresentada por candidatos, partidos, coligações ou Ministério Público, não significa automaticamente a inelegibilidade.

Entendendo o Processo de Impugnação

O Procurador Regional Eleitoral, Dr. Luiz Carlos Santos Gonçalves, explicou que a impugnação indica a falta de algum documento no processo de registro de candidatura. Após a notificação, os candidatos têm prazo para apresentar as pendências e continuar a campanha normalmente. A justiça eleitoral examina toda a documentação e julga as ações, confirmando ou não a impossibilidade da candidatura.

Situação dos Candidatos

Entre os candidatos impugnados estão nomes como Baleia Rossi (deputado federal), Leo Oliveira (deputado estadual), Fernando Chiarelli (deputado federal), Yussef Ali Mery (deputado federal), Professor Sandrão, Dr. Hermene Gildo, Sargento Passarinho (deputado federal) e Sara Vieira (deputada estadual). As pendências variam entre falta de documentos, como certidões, e questões relacionadas a condenações por crimes eleitorais ou processos no Tribunal de Contas. Diversos candidatos já se manifestaram, alegando que as pendências estão sendo ou já foram resolvidas.

Próximos Passos e Recursos

Os candidatos têm sete dias úteis para apresentar as justificativas e documentos faltantes. Após esse período, há mais cinco dias para alegações finais. O relator terá três dias para julgar o registro de candidatura. Mesmo com o registro indeferido, os candidatos podem recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral e, posteriormente, ao Tribunal Superior Eleitoral. O processo é semelhante à matrícula escolar, onde a falta de documentos pode gerar a suspensão temporária, mas a situação pode ser regularizada com a entrega da documentação completa.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.