No segundo semestre do ano passado, 32 pessoas de 24 diferentes cidades da região foram vítimas do golpe
Golpe no Seguro-Desemprego: Cidadãos da região de São Carlos sofrem prejuízos
Golpe atinge dezenas de pessoas
A região de São Carlos tem sido alvo de um golpe que lesa beneficiários do seguro-desemprego. Desde o início do ano, 11 pessoas registraram o crime, e no segundo semestre de 2023, 32 cidadãos de 24 cidades diferentes tiveram suas parcelas sacadas indevidamente. Luciana de Faria, demitida após seis anos e meio de trabalho, teve suas parcelas do seguro-desemprego subtraídas antes mesmo que pudesse acessá-las. Ela conta que, ao tentar sacar a terceira parcela, descobriu que o valor já havia sido retirado.
Como se proteger e o que fazer em caso de golpe
Consuelo, gerente regional do trabalho de São Carlos, orienta os beneficiários a tomarem medidas preventivas. A primeira delas é bloquear o acesso ao seguro-desemprego na Caixa Econômica Federal, optando por saques apenas em caixas eletrônicos e não em terminais de autoatendimento. Em caso de golpe, é fundamental registrar uma ocorrência na gerência do trabalho para abertura de um processo e acompanhamento do caso. Cássio Santos, mecânico de refrigeração, também foi vítima do golpe, tendo sua quinta parcela sacada em São Paulo, mesmo após enfrentar problemas no caixa eletrônico local.
Leia também
Investigação em andamento e orientações
A Caixa Econômica Federal afirma trabalhar preventivamente para reduzir as fraudes e acompanhar os pagamentos indevidamente efetuados. A Secretaria de Segurança Pública informou que os casos estão sob investigação pela Polícia Civil. O Ministério do Trabalho orienta os beneficiários a procurarem a superintendência regional do trabalho para abrir um processo de contestação de saque, alegando a negativa de recebimento. A busca por justiça e a recuperação do dinheiro perdido seguem como desafios para as vítimas desse golpe.



