Para fazer a requisição, não é necessário acionar um intermediário, basta fazer o pedido pelo aplicativo ‘Meu INSS’
O salário-maternidade é um benefício do INSS destinado a amparar famílias com a chegada de um novo membro. No entanto, golpistas têm se aproveitado desse momento para aplicar fraudes.
Golpes relacionados ao salário-maternidade
Criminosos se passam por falsos grávidos ou tentam obter o benefício em nome de outras pessoas, causando prejuízos a quem tem direito ao pagamento. O INSS emitiu um alerta para conscientizar a população sobre esses golpes.
Como solicitar o benefício com segurança
Para evitar fraudes, o INSS orienta que a solicitação do salário-maternidade seja feita diretamente pelo site ou aplicativo Meu INSS. Basta clicar em “Novo pedido” e selecionar “Salário-maternidade urbano” ou “Salário-maternidade rural”. Caso persistam dúvidas, o telefone 135 está disponível para atendimento. Para obter auxílio profissional, procure apenas advogados com registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), verificável no site cna.oab.org.br, ou a Defensoria Pública.
Leia também
Direito ao benefício
É importante ressaltar que apenas segurados com, no mínimo, 10 meses de contribuição ininterrupta ao INSS têm direito ao salário-maternidade. Ao solicitar o benefício, utilize os canais oficiais e desconfie de ofertas de ajuda não oficiais, evitando assim cair em golpes e garantir o recebimento do benefício de forma segura e legítima.



