Ouça no ‘CBN Empreende’ desta terça-feira (22) com o Clayton Guimarães
O Google lançou o programa Black Founders Fund, com o objetivo de fomentar investimentos em startups brasileiras fundadas e lideradas por empreendedores negros. Em 2022, o programa investiu 8,5 milhões de reais, um aumento em relação aos 5,5 milhões investidos no ano anterior.
Iniciativa e Dados
De acordo com o IBGE, mais de 56% da população brasileira se declara negra, e 29% dos que estão no mercado formal de trabalho são donos de seus próprios negócios (Instituto Locomotiva). Apesar disso, muitos empreendedores negros iniciam seus negócios com recursos próprios ou de familiares e amigos, enfrentando dificuldades para acessar crédito. Um estudo da Organização de Criatividades e Tendências Preitas, em parceria com o Plano CDE e o Banco JP Morgan, revelou que cerca de 30% não conseguiram crédito e não receberam explicações.
O Programa Black Founders Fund
O Black Founders Fund do Google investe sem exigir contrapartidas ou participação nas startups. O foco é ampliar a diversidade racial no ecossistema de startups e apoiar empreendedores negros na construção de negócios com alto potencial de crescimento. O programa destina-se a startups com fundadores negros, constituídas e operando no Brasil, buscando investimentos de R$ 100 mil a R$ 1 milhão. Os critérios de avaliação incluem o potencial de crescimento, capacidade de impacto social, visão dos fundadores e alinhamento de objetivos da equipe.
Leia também
Benefícios e Inscrições
Os benefícios incluem investimento sem contrapartidas, créditos de produtos Google, participação em programas Google for Startups e acesso a uma rede de mentores. Não há valores predefinidos de investimento; varia de acordo com cada projeto. Para se inscrever, acesse o site campus.co e procure pelo Black Founders Fund. As inscrições ficam abertas durante todo o ano, com possibilidade de recebimento do investimento nos 18 meses seguintes. Exemplos de projetos contemplados incluem o Afro Polícia (e-commerce), Afro Saúde (healthtech) e Archi-Dintech (fintech).
O programa Black Founders Fund representa um importante passo para promover a inclusão e o desenvolvimento econômico no Brasil, apoiando empreendedores negros e suas inovadoras ideias.