Ouça a reportagem de Monize Zampieri para a CBN Ribeirão
A composição das comissões permanentes da Câmara Municipal de Ribeirão Preto está definida, com a base governista mantendo o controle das principais, como as de Justiça e Finanças. A formação dessas comissões, especialmente as de maior destaque, frequentemente envolve negociações e interesses políticos.
Comissão de Justiça: Análise de Constitucionalidade
A Comissão de Justiça, responsável por analisar a constitucionalidade da maioria dos projetos em pauta, será liderada por Cícero Gomes da Silva, ex-presidente do legislativo. Manter o comando dessa comissão de grande importância garante a Cícero Gomes da Silva visibilidade e atende aos interesses do PMDB, um dos maiores partidos da Casa de Leis.
Comissão de Finanças: Projetos e Orçamento
A Comissão de Finanças, que examina projetos relacionados a valores, como o orçamento municipal, deverá permanecer sob a liderança do vereador Genival do Gomes. A escolha de Genival do Gomes reflete a força do PSD, um dos maiores partidos da Câmara, e a presença de seus membros na mesa diretora.
Leia também
Oposição e Independentes: Espaço Limitado
Enquanto a base governista domina as comissões mais importantes, a oposição e a ala independente enfrentam dificuldades para obter espaço. Vereadores da oposição, como Glaucia Berinice, buscam integrar a Comissão de Finanças, enquanto Ricardo Silva almeja uma cadeira na Comissão de Justiça, representando as minorias. A predominância da base governista na Câmara dificulta a participação efetiva da oposição nas comissões de maior relevância.
A definição das comissões reflete o equilíbrio de poder na Câmara Municipal e as estratégias dos diferentes grupos políticos para influenciar as decisões legislativas.



